Telhado verde telhado verde, telhado verde, telhado verde
Verde de  verdade Telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde, telhado verde.

                        

Nossa Visão


"Nós estamos completamente afogados em ilhas de calor e desertos urbanos. 
Gastamos demais a nossa preciosa energia para climatizar edificações 
e encontrar alimentos frescos nas cidades.

Da mesma forma como hoje olhamos para trás  e estranhamos o mundo 
sem comunicação móvel,  computadores portáteis e internet,  
as gerações do futuro não vão entender porque,  por tanto tempo, 
cobrimos nossas construções com barro queimado, pedra, ferro e piche 
– ao invés de jardins."        

Sérgio Rocha, Fundador Instituto Cidade Jardim

Telhados secos

Por que Instituto Cidade Jardim?

Porque os telhados verdes podem transformar o clima das nossas cidades!

As mais maravilhosas cidades que criamos receberam a honra de serem chamadas de ‘cidades jardim’.

Hoje, mais do que um luxo, cidades jardins são necessárias por toda parte - por isso nos intitulamos Instituto Cidade Jardim, pois temos como missão expandir radicalmente os limites das áreas verdes em nossas cidades.

Fundado em 2008 pelo engenheiro agrônomo Sérgio Rocha e pela ecóloga Fabiana Scarda, o Instituto Cidade Jardim é uma das primeiras empresas brasileiras especializadas na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos.

Além de desenvolver cursos, produtos e tecnologias de cultivo, através da marca Studio Cidade Jardim também atua na implementação de telhados verdes em espaços públicos, corporativos e residenciais.

Manifesto

O crescimento acelerado das cidades é uma tendência em todo o mundo. Esse crescimento acontece de forma caótica, com pouco ou nenhum planejamento e com o uso de técnicas e materiais que transformam as cidades nos principais consumidores de recursos e energia do planeta. Áreas impermeáveis e sem vegetação criam enxurradas e violentas ilhas de calor, sendo que estes bolsões de clima árido consomem grandes quantidades de energia para condicionamento de ar, além de concentrar altos níveis de poluição.

Em meio a este contexto e sendo praticamente impossível criar novas praças e cinturões de vegetação no solo de regiões densamente urbanizadas, os alemães enxergaram na tradição ancestral européia dos telhados verdes uma oportunidade. Desde a década de 1990, amparados por uma regulamentação federal, diversos municípios passaram a oferecer incentivos fiscais e financeiros para que cidadãos e empresas convertam seus telhados secos em telhados verdes, ajudando a equilibrar a drenagem e todo o ecossistema urbano. O case de sucesso alemão é referência para o movimento de telhados verdes global e cidades sustentáveis.

A criação de telhados verdes é uma técnica viável, testada e desenvolvida por mais de 40 anos na Europa e adaptada em nossos sistemas à realidade tropical brasileira. As tecnologias atuais permitem que esses sistemas sejam aplicados em qualquer tipo de cobertura e, quando em escala regional, ajudam a (1) reduzir enchentes, (2) amenizar ilhas de calor, (3) criar espaços de convivência e (4) produzir alimentos dentro da cidade - além de fornecer outros benefícios técnicos e serviços ambientais.

Precisamos revegetar rapidamente grandes áreas contínuas da cidade para recompor e estabilizar o funcionamento do ecossistema urbano, pois o fato é que os atuais telhados e coberturas secas compõem imensas áreas sub-utilizadas, geradoras de diversas patologias urbanas, com impactos negativos no dia-a-dia de todos.

O impacto deste trabalho de revegetação pode ser acelerado e potencializado se pensarmos na topografia e bacias hidrográficas da cidade. Priorizando regiões de topo de morro, margens de rios/lagos e grandes áreas de cobertura como shopping centers, hipermercados, galpões industriais e de logística, temos a possibilidade de criar (rapidamente e em grande escala) verdadeiras ilhas de biodiversidade e corredores de serviços ambientais.

Por se tratar de uma questão coletiva, o Instituto Cidade Jardim convida a todos para apoiar a instalação de telhados verdes em regiões chave da sua cidade. O Instituto Cidade Jardim é a intenção de transformar para melhor nossas cidades, trazendo vida para os telhados e transformando lajes e coberturas secas em áreas verdes, catalisando criatividade, técnica e informação para todos que se consideram urbanos e querem construir um planeta melhor.

– Sérgio Rocha e Fabiana Scarda
 Fundadores, Instituto Cidade Jardim
 
________________________________


Um time orientado por valores

Parceiros

Nós não estaríamos aqui hoje sem o apoio de nossos incríveis parceiros.

Formas de PagamentoFormas de PagamentoFormas de Pagamento
SOLICITE SEU ORÇAMENTO