Telhado verde telhado verde, telhado verde, telhado verde
Verde de  verdade        verde , telhado verde , telhado verde , telhado verde, telhado verde , telhado verde , telhado verde telhado verde , telhado verde , telhado verde , telhado verde, telhado verde , telhado verde , telhado verde telhado verde , 

                        

Nossa Visão


"Nós estamos completamente afogados em ilhas de calor e desertos urbanos. 
Gastamos demais a nossa preciosa energia para climatizar edificações 
e encontrar alimentos frescos nas cidades.

Da mesma forma como hoje olhamos para trás  e estranhamos o mundo 
sem comunicação móvel,  computadores portáteis e internet,  
as gerações do futuro não vão entender porque,  por tanto tempo, 
cobrimos nossas construções com barro queimado, pedra, ferro e piche 
– ao invés de jardins."        

Sérgio Rocha, Fundador Instituto Cidade Jardim

Telhados secos

Por que Instituto Cidade Jardim?

Porque os telhados verdes podem transformar o clima das nossas cidades!

As mais maravilhosas cidades que criamos receberam a honra de serem chamadas de ‘cidades jardim’.

Hoje, mais do que um luxo, cidades jardins são necessárias por toda parte - por isso nos intitulamos Instituto Cidade Jardim, pois temos como missão expandir radicalmente os limites das áreas verdes em nossas cidades.

Fundado em 2008 pelo engenheiro agrônomo Sérgio Rocha e pela ecóloga Fabiana Scarda, o Instituto Cidade Jardim é uma das primeiras empresas brasileiras especializadas na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos.

Além de desenvolver cursos, produtos e tecnologias de cultivo, através da marca Studio Cidade Jardim também atua na implementação de telhados verdes em espaços públicos, corporativos e residenciais.

Manifesto

O crescimento acelerado das cidades é uma tendência em todo o mundo. Esse crescimento acontece de forma caótica, com pouco ou nenhum planejamento e com o uso de técnicas e materiais que transformam as cidades nos principais consumidores de recursos e energia do planeta. Áreas impermeáveis e sem vegetação criam enxurradas e violentas ilhas de calor, sendo que estes bolsões de clima árido consomem grandes quantidades de energia para condicionamento de ar, além de concentrar altos níveis de poluição.

Em meio a este contexto e sendo praticamente impossível criar novas praças e cinturões de vegetação no solo de regiões densamente urbanizadas, os alemães enxergaram na tradição ancestral européia dos telhados verdes uma oportunidade. Desde a década de 1990, amparados por uma regulamentação federal, diversos municípios passaram a oferecer incentivos fiscais e financeiros para que cidadãos e empresas convertam seus telhados secos em telhados verdes, ajudando a equilibrar a drenagem e todo o ecossistema urbano. O case de sucesso alemão é referência para o movimento de telhados verdes global e cidades sustentáveis.

A criação de telhados verdes é uma técnica viável, testada e desenvolvida por mais de 40 anos na Europa e adaptada em nossos sistemas à realidade tropical brasileira. As tecnologias atuais permitem que esses sistemas sejam aplicados em qualquer tipo de cobertura e, quando em escala regional, ajudam a (1) reduzir enchentes, (2) amenizar ilhas de calor, (3) criar espaços de convivência e (4) produzir alimentos dentro da cidade - além de fornecer outros benefícios técnicos e serviços ambientais.

Precisamos revegetar rapidamente grandes áreas contínuas da cidade para recompor e estabilizar o funcionamento do ecossistema urbano, pois o fato é que os atuais telhados e coberturas secas compõem imensas áreas sub-utilizadas, geradoras de diversas patologias urbanas, com impactos negativos no dia-a-dia de todos.

O impacto deste trabalho de revegetação pode ser acelerado e potencializado se pensarmos na topografia e bacias hidrográficas da cidade. Priorizando regiões de topo de morro, margens de rios/lagos e grandes áreas de cobertura como shopping centers, hipermercados, galpões industriais e de logística, temos a possibilidade de criar (rapidamente e em grande escala) verdadeiras ilhas de biodiversidade e corredores de serviços ambientais.

Por se tratar de uma questão coletiva, o Instituto Cidade Jardim convida a todos para apoiar a instalação de telhados verdes em regiões chave da sua cidade. O Instituto Cidade Jardim é a intenção de transformar para melhor nossas cidades, trazendo vida para os telhados e transformando lajes e coberturas secas em áreas verdes, catalisando criatividade, técnica e informação para todos que se consideram urbanos e querem construir um planeta melhor.

– Sérgio Rocha e Fabiana Scarda
 Fundadores, Instituto Cidade Jardim
 
________________________________


Um time orientado por valores

Parceiros

Nós não estaríamos aqui hoje sem o apoio de nossos incríveis parceiros.

Formas de PagamentoFormas de PagamentoFormas de Pagamento
SOLICITE SEU ORÇAMENTO