Cultivo de trigo no telhado.

Esse mês comemoramos 30 dias do início de nosso primeiro experimento com o cultivo de grãos em telhados. O objetivo é experimentar novos limites para produção de alimentos nas cidades, para as cidades – escolhemos o trigo para essa primeira experiência.

As variedades 22 e 26 da EMBRAPA prometem produções de até 6,5 toneladas de grãos por hectare. Isso significa que uma casa popular de 50 m2 (como a que estamos cultivando agora) pode produzir até 35kg de grãos em 120 dias. Pode parecer pouco, mas imagine só: que família com 4 ou 5 pessoas consome 35 kg de trigo em um ano? Se forem duas safras, serão 70 kilogramas de trigo. Se o cultivo fosse de feijão, seriam cerca de 15 kg por safra.

Agora, imagine o telhado de um hipermercado. Apenas o telhado do Wal-Mart em Barueri, com cerca de 30.000 m2, produziria cerca 21 toneladas e meia de grão de trigo por safra

. A cotação do trigo hoje é de R$ 27,33 / saca 60kg  – ou seja, em 120 dias um telhado desse tamanho poderia vender sua produção e faturar cerca de R$ 10.000,00.

É isso aí. Além de ajudar a evitar enchentes e reduzir a conta de ar condicionado, produzir alimentos em telhados pode ser também um bom negócio.

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta