top of page

Perguntas Frequentes

INFORMAÇÕES GERAIS

Estrutura deve suportar a sobrecarga estática dos materiais saturados de água.

A primeira coisa a ser pensada é o dimensionamento de cargas - para poder selecionar os produtos mais adequados é preciso saber qual o peso que cada componente vai imprimir sobre a laje ou telhado. Quanto pesa (densidade - kg/m3) a terra (ou outro substrato) quando está no ponto máximo de saturação? Se é para uso público ou eventos - quantas pessoas serão permitidas para circular sobre o telhado (podemos fazer uma analogia a um elevador). O sistema armazena lâmina d'água sobre a laje para irrigação? Quanto pesará determinada árvore quando adulta e sobre influência de ventos?

 

Superfície impermeabilizada, estanque (NBR 9574, NBR 9575 ou norma vigente)

Atenção: qualquer planta possui o potencial de causar danos à impermeabilização portanto, o uso de impermeabilizante com proteção anti-raiz e imprescindível - inclusive já está previsto nas normas como item obrigatório. Já existem diversos produtos no mercado que oferecem esse diferencial, com as diferentes planos de garantia.

 

Drenagem dimensionada em função da área de captação e condições climáticas do local (NBR 10844 ou norma vigente)

Uma boa drenagem é fundamental. E ela deve ser dimensionada em função da área de contribuição e histórico de chuvas da região, conforme as normas da ABNT para drenagem. Os pontos de saída de água devem ser mantidos completamente livres e com proteção contra o acúmulo de folhas.

 

Inclinação

Uma correta avaliação da inclinação da cobertura é fundamental para seleção do sistema ideal. 

 

  • Coberturas niveladas (inclinação = 0) podem ser utilizadas desde que possuam estruturas para elevação do sistema de cultivo para que este não fique 'afogado'.  

  • Os sistemas tradicionais para telhado verde podem ser aplicados com uma inclinação mínima de  1% e máxima de 10%, sendo que acima de 5% é necessário o uso de travamentos estruturais para evitar o deslizamento de materiais.

  • Para inclinações acima de 10%, consulte o nosso exclusivo sistema Kaatop.

 

Irrigação

Conforme a espécie a ser cultivada, deve-se prever diferentes sistemas de irrigação e manutenção. Telhados verdes extensivos são projetados para serem rasos e leves - portanto a área de alcance das raízes é sempre reduzido. Os ventos devem ser levados em consideração na hora de escolher o sistema de aplicação por aspersão ou gotejo.

 

Por que não recomendam instalar telhado verde em cima (sobre) as telhas de amianto, barro? E diretamente sobre telhas metálicas (zinco)?

Não pode devido as características destes materiais - eles suportam cargas temporárias, mas não cargas permanentes. Sobre telhas metálicas, somente se estas estiverem devidamente protegidas contra corrosão - além de atenderem aos demais pré-requisitos.

 

Se você possui uma estrutura deste tipo em seu projeto ou edificação, confira o nosso sistema Kaatop - telha plantável, que permite a substituição de telhas convencionais por um sistema automático de cultivo de telhados verdes.

É necessária irrigação regular das plantas?

Sim. Entretanto, a necessidade de água do jardim é determinada pelo conjunto de espécies cultivadas nele e a capacidade de armazenamento de água do sistema de cultivo. 

 

Já temos experiências de sucesso com o cultivo de telhados verdes sem sistemas de irrigação, entretanto, estes são possíveis apenas com um estudo criterioso do sistema de cultivo, seleção de plantas e condições climáticas do local. Para um melhor desempenho e segurança durante períodos de estiagem, recomendamos sempre a instalação de um sistema de irrigação - mesmo que ele seja utilizado esporadicamente.

 

Em casos de chuva intensa e/ou duradoura, como é feita a drenagem? Apenas por transbordamento ou os módulos tem algum tipo de saída de água?

Nossos sistemas para revestimento vivo foram feitos para enfrentar as condições mais extremas de chuvas tropicais.

 

Além dos diversos orifícios de drenagem distribuídos na face inferior dos módulos, nossos sistemas possuem o exclusivo design em 'X', aumentando os espaços vazios sob o jardim, facilitando a drenagem e a saída do excesso de água da chuva em telhados verdes. Essa é uma evolução de nossos produtos anteriores, onde os canais paralelos de drenagem se conectam aos dois cortes diagonais, formando o desenho em 'X' que confere uma (a) maior eficiência nos fluxos de água, (b) melhor circulação de ar (aeração) para ótimo desempenho das raízes e (c) fácil passagem e integração com tubulações de hidráulica/irrigação e conduítes para elétrica. Esse conjunto de diferenciais confere um desempenho superior ao jardim além de facilitar a manutenção e a integração de outros dispositivos comumente encontrados em lajes e telhados (tubulações, aquecimento solar, etc.). Os orifícos de drenagem devem estar protegidos por um filtro de partículas (no caso do Sistema Modular já estão embutidos nas peças de drenagem e para o Sistema Flat é necessário aplica-lo durante a instalação), para evitar a erosão do substrato e carreamento de material particulado.

 

Qual o percentual de redução de temperatura e economia de energia elétrica proporcionado pelo telhado verde?

Os telhados verdes promovem a redução do consumo de energia elétrica pois evitam que a energia solar seja absorvida pela laje ou telhado, e seu impacto pode ser facilmente mensurado na superfície dessas estruturas. Por exemplo, uma laje diretamente exposta ao sol pode atingir temperaturas maiores que 70ºC nos horários mais quentes do dia, enquanto que a noite essa temperatura pode baixar para menos de 15ºC. Já uma laje protegida com telhados verdes reduz a amplitude dessa variação térmica, que oscila em torno de 25º e 30ºC.

 

Agora, para avaliar o percentual de redução do consumo de energia em uma construção é preciso mensurar variáveis caso a caso – experimentos demonstram reduções entre 73% e 18%, em função do clima local, posicionamento e design da construção, materiais usados, entre outros fatores. A camada de substrato e as plantas atuam como uma barreira contra a incidência de radiação solar, resfriando a cobertura ou telhado através do processo de evapotranspiração.

 

Estudos realizados pelo Conselho Nacional de Pesquisas canadense demonstraram que edifícios com ate 3 andares podem ter seus custos diários de energia elétrica com refrigeração (ventilação e ar condicionado) reduzidos em 50% ou mais com a instalação de telhados verdes. Essa redução de demanda por refrigeração acarreta outros benefícios econômicos, como por exemplo investimento em equipamentos de menor porte.

 

Um telhado verde pode trazer algum benefício no local onde for instalado?

Sim. O desempenho térmico será muito melhor, pois haverá sempre uma camada de ar embaixo do jardim fazendo. Além disso, a própria cobertura vegetal impedirá a chegada do calor a superfície do telhado e as plantas sempre liberam vapor d'água na atmosfera, melhorando a umidade relativa do local.

 

Um outro benefício é a absorção de água, que reduz enxurradas e pode ajudar a reduzir enchentes.

 

A qualidade do ar também é beneficiada, pois além de aumentar a umidade do ar, sequestra carbono, produz oxigênio, retira poeiras.

 

Outros benefícios são verificados em hospitais (alguns estudos apontam maior velocidade na recuperação de pacientes com vista para telhados verdes em suas janelas, ao invés de lajes, telhas e cimento), isolamento acústico, valorização de imóveis e relacionamento de uma marca a uma causa. E finalmente, em algumas cidades, redução de impostos como IPTU e ITBI. Para informações mais detalhadas, consulte a seção 'Benefícios' na página inicial do nosso site.

 

Os telhados verdes aumentam a vida útil da impermeabilização?

Sim. Existem estudos demonstram que o uso de telhados verdes pode mais do que dobrar a vida útil da membrana de impermeabilização. Ao equalizar a variação de temperatura ao longo do dia sobre a cobertura, a aplicação de telhados verdes reduz o desgaste e formação de fissuras na membrana devido ao movimento expansão e contração térmica dos materiais.

 

Como faço para fazer as manutenções nas plantas?

A manutenção na parte aérea das plantas (como podas, aplicação de pulverizações foliares e colheita de flores, frutos e grãos) deve ser feita exatamente como se faz a manutenção de uma planta cultivada no solo convencional, com o diferencial que os trabalhos realizados em telhados configuram trabalho em altura e são regulamentados pela NR35 - Normativa do Ministério do Trabalho que trata sobre a segurança de trabalho.

 

Pode ocorrer a proliferação de mosquitos, não só dengue como de diversas outras espécies?

O risco de proliferação de mosquitos é igual a ZERO, pois em nenhum ponto do sistema existe acesso da água parada para insetos depositarem ovos. O sistema de armazenamento de água é fechado, sendo impossível a ocorrência de criadouros.

 

É necessária mão de obra especializada, para manter, plantar e colher?

Os cuidados são basicamente os mesmos de uma jardinagem convencional, exceto pela necessidade de utilização de equipamentos de segurança: linha de vida e cinto de segurança. Os trabalhos em telhados são realizados em altura e são regulamentados pela NR35 - Normativa do Ministério do Trabalho que trata sobre a segurança de trabalho.

 

Não quero ter trabalho para cuidar das plantas do telhado. Existe essa opção?

Sim. Se você não quiser trabalho frequente é só cultivar espécies perenes, que não precisam de podas. Entretanto, não existe telhado com zero manutenção, então pelo menos 1 vez ao ano (ou a cada 6 meses, conforme a necessidade) será necessário revisar pontos de drenagem e ocorrência de plantas invasoras de grande porte, que possam causar danos à estrutura (como em qualquer cobertura).

 

Vocês recomendam utilizar o sistema em toda área do telhado ou apenas em parte dele?

Recomendamos aplicar sobre toda a cobertura para obter melhor desempenho térmico - mas pode ser utilizado também em faixas ou conforme projeto específico de arquitetura e paisagismo.

_______________________

Instalação e operação dos Sistemas Modular e Flat

 

É possível recortar as peças?

Sim. Nossas peças permitem o fácil recorte nas mais variadas formas e tamanhos com uso de ferramentas de fácil manuseio e utilização (estiletes, esmerilhadeiras, tesouras, etc..). Qualquer profissional da construção civil ou jardinagem consegue montar e recortar nosso sistema. Isso permite garantir 100% de cobertura para o jardim, mesmo com curvas e cantos de difíceis acesso.

 

Os produtos do Instituto Cidade Jardim são sustentáveis?

Sim. O design de nossos produtos é feito com base nos princípios da Permacultura. Buscamos a ecoeficiência ao longo de todo o ciclo de vida do produto, o que nos orienta na escolha de fornecedores, materiais de longa durabilidade, matérias primas recicladas, substratos de baixo impacto, facilidade para descarte, reciclagem e disposição final.

 

Nossos sistemas atendem as recomendações do Guidelines for the Planning, Execution and Upkeep of Green-roofs (Guia para Planejamento, Execução e Manutenção de Telhados Verdes - da FLL (Associação Alemã de Paisagismo); referência internacional no mercado de telhados verdes.

 

Filtro de partículas: Geotêxtil tecido x Geotêxtil não tecido

Utilizamos em nossos sistemas e recomendamos apenas o uso de geotêxtil tecido com garantia de porosidade e permeabilidade, ao invés dos geotêxteis não tecidos comumente encontrados no mercado. Para cultivos de jardins sobre áreas 100% impermeabilizadas, recomendamos fortemente a utilização de materiais drenantes que promovam um maior afastamento da camada de cultivo em relação a laje ou telhado em conjunto com filtros que atendam as recomendações da FLL quanto abertura aparente dos orifícios e permeabilidade. Assim é possível se garantir a longo prazo uma drenagem e aeração eficiente sem compactação do meio de cultivo.

 

O substrato é um produto especial que só vocês possuem ou é possível encontrar no mercado um produto igual ou similar caso a reposição não seja feita por vocês?

Os telhados verdes podem ser cultivados com qualquer tipo de substrato ou terra - entretanto, a escolha do material adequado terá impacto na sobrecarga, drenagem e desempenho das plantas. 

 

Nós utilizamos composto orgânico classe A (certificado) ou classe B - ambos possuem densidade próxima a 1,0kg/m3 quando saturado de água e conseguimos garantir o peso de 80kg com a camada de 5cm sobre o sistema Modular 17L.  Além disso, trazem boa carga e alta retenção de nutrientes, boa relação orgânico/mineral e ótimo desempenho e durabilidade. Temos jardins com plantas suculentas com mais de 5 anos sem receber adubação.

 

Não utilizar substrato com densidade superior pois há risco de se extrapolar o limite de peso informado nas fichas técnicas dos produtos e o peso final deve ser avaliado em função estrutura da construção.

 

Quando ocorre a reposição do substrato? E a adubação?

Mantendo-se uma boa cobertura vegetal de forma perene, não haverá necessidade de reposição do substrato. Se a vegetação for suprimida e o substrato ficar exposto, pode haver degradação acelerada da matéria orgânica, erosão por chuva e/ou vento, o que pode levar a uma eventual necessidade de reposição.

 

Por outro lado, a reposição de nutrientes (adubação) será sempre necessária. Dependendo da espécie cultivada e seu consumo de nutrientes, em maior ou menor frequência será necessário realizar uma adubação para manter as plantas saudáveis e com boa aparência.

 

Qual o volume de água que fica armazenado na terra ou substrato?

O meio de cultivo (terra ou substrato) também funciona como reservatório temporário de água de chuva ou irrigação - o volume que fica armazenado depende da profundidade de cultivo e da capacidade de retenção de água. Um jardim com 5cm de profundidade e com substrato com densidade = 1 e 50% de capacidade de retenção de água (v/v) irá armazenar aproximadamente 25 litros/m2.

 

Quais espécies de plantas podem ser cultivadas em um telhado verde?

Praticamente qualquer espécie vegetal pode ser cultivada sobre um telhado verde.

 

Entretanto, é importante saber que elas serão as principais responsáveis por determinar o tipo e a frequência de manutenção, portanto a sua seleção deve ser feita de forma criteriosa. Existem espécies com alto poder de penetração de raízes que devem ser evitadas ou cultivadas dentro de vasos ou cachepots.

 

Para melhor desempenho e atendimento das suas demandas, consulte um paisagista qualificado ou eng. agrônomo da sua confiança.

 

Em quanto tempo a vegetação atinge cobertura completa?

Depende da espécie cultivada. Por exemplo, para o cultivo com grama amendoim (Arachis) ou mix de suculentas, o tempo pode variar entre 45 (verão com irrigação automatizada), ou 60 dias (inverno com irrigação automatizada) - sem irrigação complementar esse tempo praticamente dobra. Para outras espécies esse tempo pode variar bastante.

 

Onde usar? Os sistemas Modular e FLAT podem sem aplicados em outras áreas além de telhados verdes?

Sim, o design das peças foi pensado para permitir o cultivo de plantas sobre qualquer superfície impermeável, mas pode ser utilizado também em outras situações. Aqui vão algumas idéias: qualquer tipo de piso compactado ou pavimentado, como quintais, canteiros, calçadas, além de varandas, vasos e floreiras, bancadas, pias, e mesas e onde mais sua imaginação permitir!

 

É necessária manutenção regular do telhado verde?

A frequência de manutenções será determinada pelo tipo de vegetação e expectativas estéticas do proprietário e precisam ser analisadas caso a caso. Entretanto, alguns pontos precisam ser checados ao menos 1 vez ao ano tanto para jardins intensivos como extensivos.

 

1. Drenagem: checar se os bocais dos drenos tem passagem livre da água.

2. Adubação: dependendo da espécie cultivada, checar a necessidade de adubação de reforço nutricional.

3. Plantas invasoras: recomendamos a retirada de plantas invasoras que possam danificar a drenagem ou a estrutura de suporte.

4. Corrosão: no caso de calhas, telhas e outros materiais metálicos, checar resistência a corrosão.

Confira as orientações específicas de manutenção do seu jardim no Manual do Proprietário fornecido pelo fabricante/instalador.

 

Como funciona o armazenamento de água?

O design dos nichos de armazenamento de água debaixo dos módulos permite a retenção de uma lamina d'água bem distribuída nas peças mesmo em situações de inclinações da laje ou telhados. Dessa forma a água não fica acumulada em um canto do módulo, proporcionando melhor distribuição e, consequentemente, formação homogênea das raízes.

 

Como funciona o sistema de drenagem? Como é a integração com tubulações de irrigação, hidráulica e elétrica?

Nossos sistemas para revestimento vivo possuem exclusivo design em 'X' na base dos módulos, pensado para favorecer a drenagem e facilitar a saída do excesso de água da chuva em telhados verdes. Essa é a principal evolução de nossos produtos anteriores - além dos canais de drenagem distribuídos em baixo das peças (entre os reservatórios de armazenamento de água), os dois cortes diagonais formando o 'X' permitem: (a) maior eficiência nos fluxos de água, (b) melhor circulação de ar (aeração) para ótimo desempenho das raízes e (c) fácil passagem e integração com tubulações de hidráulica/irrigação e conduítes para elétrica. Esse conjunto de diferenciais confere um desempenho superior ao jardim além de facilitar a manutenção e a integração de outros dispositivos comumente encontrados em lajes e telhados (tubulações, aquecimento solar, etc.).

 

De que materiais são feitas as peças de drenagem? Ele é durável ou é necessária a sua troca de tempos em tempos?

A estrutura plástica dos nossos Sistemas Modular e Flat é confeccionada em plástico 100% reciclado (PEAD). Temos estudos da Unicamp e USP avaliando a durabilidade do PEAD reciclado quando exposto ao tempo. Os estudos foram realizados com plásticos expostos por 11 anos e 28 anos, sendo que para ambos a perda de maleabilidade foi menor que 5%. Além disso, nossas peças plásticas tem proteção UV e podem ter durabilidade por tempo ilimitado se mantidas sob cobertura de terra/substrato, camada de matéria orgânica seca (mulch) ou vegetação.
 

_______________________

Como evitar problemas esses problemas com telhados verdes?

 

Impermeabilização

Como em qualquer telhado, problemas com infiltrações e vazamentos são um risco real. Existem inúmeros produtos e sistemas de impermeabilização no mercado e para cada tipo de laje ou cobertura, um sistema mais adequado e garantias associadas. Recomendamos sempre que a instalação da impermeabilização esteja atrelada a um projeto/ART, indicando claramente as responsabilidades do fornecedor/instalador.

 

Drenagem

Problemas com drenagem também são comuns, sendo que as principais implicações são: (1) morte das plantas e (2) sobrecargas localizadas com danos na estrutura. Para evitar esse tipo de problema, recomendamos novamente que a drenagem seja executada seguindo dimensionamento realizado com base na área de captação da laje/telhado, tendo sempre como referência o histórico de chuvas máximas previstas para o local de instalação. Esse dimensionamento também deve estar atrelado a projeto de drenagem/ART pelo profissional responsável.

 

Estrutura

Os sistemas modernos para telhados verdes trouxeram avanços significativos na redução do peso das estruturas de cultivo suspenso. Ainda assim é preciso levar em consideração as especificações técnicas do produto/fabricante, para evitar trincas, rachaduras e até mesmo o colapso da construção - confira com atenção as especificações do sistema e exija garantias.

 

Mal desenvolvimento das plantas

Pode ser ocasionado principalmente pela falta d'água (irrigação mal planejada), mas o excesso de água (drenagem mal planejada) também pode causar problemas de amarelamento ou mesmo morte das plantas. É importante selecionar a espécie indicada para o tipo de uso/manutenção desejado e tipo de sistema de cultivo utilizado com um uso inteligente de irrigação.

 

Deslizamento de materiais e erosão

Especialmente para telhados verdes com inclinações (acima de 5%), a instalação de dispositivos de segurança é fundamental para evitar o deslizamento e colapso da estrutura. Também é importante utilizar o sistema de cultivo adequado e materiais de proteção em cobertura para reduzir a velocidade da enxurrada, ação de ventos e minimizar a erosão.

bottom of page