Sobre nós

Fundado em 2008 pela ecóloga Fabiana Scarda e pelo engenheiro agrônomo Sérgio Rocha, o Instituto Cidade Jardim é uma das primeiras empresas brasileiras especializadas na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos. Desenvolvemos produtos e sistemas que ajudam a transformar projetos de arquitetura e engenharia em projetos de sustentabilidade, permitindo expandir as possibilidades de jardinagem, horticultura, agricultura urbana e engenharia civil.

O Instituto Cidade Jardim é um negócio de impacto sócio-ambiental que tem como causa a disseminação de telhados verdes e jardins suspensos em escala regional, como estratégia para aumento de áreas verdes em grandes metrópoles.  Acreditamos que estes novos jardins serão fundamentais para criarmos cidades mais saudáveis e adaptadas ao cenário de mudanças climáticas e aquecimento global – por isso trabalhamos na divulgação desta causa através de cursos, workshops e palestras.  Também criamos o Studio Cidade Jardim, nossa marca, que desde 2008 instala telhados verdes em espaços públicos, corporativos e residenciais.

17 comentários Adicione o seu

  1. Eugenia disse:

    Ola, eu go stairs de fazer um orcamento p um telhado verde de 6 x 24m

    ObrigadA

    Eugenia
    F 9936 6761

  2. Alessandro disse:

    Ola tenho um projeto de imobiliária sustentável e tenho certeza que o uso do telhado verde, deve ser o futuro da arquitetura sustentável.
    Parabéns por a empresa ser brazuca, fico muito orgulhoso.

  3. Felipe Lamounier disse:

    Olá, não consegui achar no blog nenhum telefone ou e-mail de contato. Estou trabalhando em um projeto inovador e gostaria de buscar uma sinergia junto com vocês. Obrigado.

    1. sfrr disse:

      Olá Felipe, boa tarde. Envie seu telefone e contatos para sergio.rocha@institutocidadejardim.com.br ou me ligue no (011) 98322-1728. Abs!

  4. renato disse:

    Boa noite, estou cursando engenharia civil. Apresentei um artigo sobre telhado verde,agora minha professora quer que meu grupo demonstre em uma maquete como funciona. Gostaria de saber se poderiam me ajudar com quais materiais posso fazer esta demonstração e o modo de como aplicar no telhado em uma maquete. Obrigado, desde já agradeço.

  5. jorge aragao disse:

    gostaria de saber como faco para comprar os produtos do telhado verde

    1. Sérgio Rocha disse:

      Olá Jorge! Nosso canal comercial para venda de produtos e serviços para telhados verdes é o http://www.studiocidadejardim.com.br
      Pode ligar no (011) 2429-4720 e fale com o Ricardo Scarda, ou preencha o formulário para orçamento na página inicial do site.

  6. Erondi Nascimento disse:

    Quando fiz o curso de tecnologia ambiental ,fiz meu tcc sobre telhado verde , me chamaram de louco ,parabém por essa iniciativa

    1. Sérgio Rocha disse:

      Somos todos loucos por cidades melhores!!

  7. ANGÉLICA S. MATOS PEREIRA disse:

    Boa tarde, eu faço Engenharia civíl e escolhemos em grupo o tema do nosso Tcc sobre ” Telhados Verdes nas grandes cidades”, só que, ainda não sei qual o real e detalhado envolvimento da engenharia civíl na construção do Telhado Verde. Gostaria de Indicação de bons livros, que abordem o tema, e também se possível de um acompanhamento de todo o processo do início da construção até a implantação do telhado, quero saber sobre todos os detalhes, por que o pouco que sei, acredito que o Telhado Verde é uma grande idéia para melhorar o nosso planeta, principalmente nas grandes cidades.

    1. Sérgio Rocha disse:

      Olá Angélica, obrigado pelo post! O telhado verde é um revestimento estrutural e portando está diretamente conectado a pontos relevantes da engenharia civil como cálculo estrutural, drenagem, elétrica, hidráulica e impermeabilização. Nos informe seu e-mail para enviar algumas recomendações de literatura especializada e falarmos sobre as visitas de acompanhamento. Abs!!

      1. Mariana Alexandrino disse:

        Olá,
        Minha dúvida e tema são exatamente os que a Angélica relatou.
        Falarei sobre o telhado verde na cidade de Niterói/RJ e os seus benefícios tanto na redução da ilha de calor quanto redução do escoamento pluviométrico. Gostaria de de Indicação de bons livros, que abordem o tema.
        Fico muito feliz com a iniciativa de aos poucos melhorar nossa cidade com uma técnica tão antiga e ao mesmo tempo tão eficaz.
        Parabéns pelo trabalho de vocês, amo ler as matérias!

  8. Jasiel Souza Netto de Oliveira disse:

    Olá boa tarde, sou estudante de Engenharia da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro – RJ.

    Estou cursando a matéria de projeto e o tema desse semestre é sobre Sustentabilidade na Universidade. Dentre outras questões em debate, nosso grupo escolheu falar sobre a climatização dos ambientes como solução o Teto ecológico.
    Gostaria de saber se vocês ja fizeram algum projeto ou consultoria para instalação de Teto verde para alguma Universidade?
    Poderiam contribuir com algumas informações?

    Obrigado

    Jasiel Netto

    1. Sérgio Rocha disse:

      Olá Jasiel, obrigado pelo comentário. Já fizemos algumas escolas: colégio Cruzeiro aí no Rio e o Liceu Francês em Brasília – dá uma olhada neste post http://institutocidadejardim.com.br/2015/12/31/um-gigante-verde-em-brasilia-telhado-verde-3300m2/

      Com relação ao seu projeto, que tipo de informação vc precisa? Nos diga como podemos ajudar – envie por email para info@institutocidadejardim.com.br

  9. Luz disse:

    Boa tarde, sou estudante de Biologia e estou dando início a um projeto sobre Telhados verdes atrelado a agricultura urbana. É possível que os dois funcionem perfeitamente juntos?
    Vocês possuem algum material informativo que possam fornecer por email ?
    Alguma indicação Bibliográfica ?

    Desde já agradeço muito!!

    1. Sérgio Rocha disse:

      Olá Luz! É totalmente possível sim – temos um aqui na sede do Instituto que está sempre produzindo e ainda por cima conectado a um sistema de produção de peixes na piscina ;-). Estamos trabalhando em um apostila especifica sobre esta integração, mas enquanto isso, recomendo que veja este artigo que foi publicado na revista Bioscience – é uma ótima revisão de literatura e ponto de partida. Abraços de toda equipe!! http://institutocidadejardim.com.br/2011/02/28/telhados-verdes-como-ecossistemas-urbanos/

Deixe uma resposta