Telhado verde recupera parte da cobertura vegetal perdida com a construção.

on

Este telhado verde em Sorocaba, no interior de São Paulo, exemplifica bem um dos principais impactos obtidos com a utilização desta técnica: recompor parte da cobertura vegetal ‘roubada’ pelo espaço construído. As imagens aéreas feitas com o auxílio de um drone (cortesia da arq. Mariana Fonseca – responsável pela obra & Aeropic) nos dão uma perspectiva mais clara de como os telhados verdes ajudam a recompor o tecido urbano.

O que antes poderia ser uma telhado convencional, agora se mimetiza com a paisagem natural. Parece até lenda urbana, mas algumas regiões densamente urbanizadas, como por exemplo o bairro do Brás, em São Paulo, chegam a ter 84,3% de taxa de impermeabilização. Isso é um crime para a saúde ambiental da cidade, com implicações diretas para a saúde das pessoas que por ali circulam e vivem.

Nesta obra, realizada com nosso sistema FLAT 17, tela filtro e uma camada de 10cm de substrato super leve,  a idéia era criar um espaço ao ar livre para acesso e lazer da família, o que de quebra ajudou a reparar um dos principais efeitos colaterais decorrentes da urbanização: a impermeabilização do solo.

É claro que não dá pra se comparar a capacidade de infiltração e permeabilidade de um solo natural aos benefícios obtidos com um telhado verde, mas sem dúvida, considerando-se que um telhado seco ou laje convencional terão permeabilidade ZERO e jogarão toda água coletada com as chuvas diretamente na drenagem pública – tudo praticamente no mesmo instante.

Além de coletar e armazenar cerca de 90 litros de água/m2 (uma área de 100m2 equivale a um reservatório de mais de 9.000 litros)  telhado verde passa a cumprir o papel de amortização da chuva, retendo uma parte do volume recebido e liberando-o aos poucos, atrasando a chegada da água da chuva ao sistema de coleta pública, e evitando o ‘congestionamento’ de bocas de lobo e dutos de coleta e distribuição.

Quer saber mais sobre como fazer gramados e jardins sobre coberturas como esta, com segurança e com referências técnicas nacionais e internacionais testadas e validadas em laboratório e em campo? Cadastre seu email abaixo para receber nossas newsletters, conteúdos exclusivos e para ser avisado das próximas turmas de nossos cursos e eventos.


NEWSLETTER CIDADE JARDIM

2 comentários Adicione o seu

  1. Simone disse:

    Tenho muito interesse em telhados verdes pode me dar umas dicas? A respeito da cobertura acima da laje dos prédios, como não dar infiltração!

    1. Sérgio Rocha disse:

      Olá Simone, obrigado pelo comentário! Para não haverem problemas com infiltração, basta que a cobertura seja estanque e possua proteção contra a penetração de raízes.

Deixe uma resposta