Há cerca de 1 ano atras, o grupo Toshiba anunciava sua visão do que seria o futuro das fazendas urbanas. Em um sistema radicalmente controlado, a promessa era vegetais tenros e crocantes, com visual não-mais-do-que-perfeito e ainda, que não precisariam nem ser lavados.
O novo produto “systems for factory farming” faz parte da estratégia da empresa para o mercado de saúde e bem estar, e inclui desde equipamentos para esterilização de água até uma nova linha de alfaces e saladas prontas.
Por que plantar alface em uma sala esterilizada? “Por que é limpo” – dizem seus executivos. Tudo é extremamente controlado, incluindo pressão do ar, temperatura, luz, bactérias e poeira. Como resultado, a produção não precisa de pesticidas, não tem insetos, não precisa ser lavada antes de comer.
Em uma direção completamente oposta à agroecologia, essas fazendas high-tech também tentam se posicionar como alternativa para produção de alimentos (até mesmo orgânicos!) dentro da cidade. Mas será que vale a pena?
Exagero ou tendência? Confira as fotos e deixe sua opinião!!