Horta em casa – milhos coloridos em módulos

Nossos experimentos de cultivo de alimentos para pequenos espaços continuam. Em outubro fizemos o plantio de 3 variedades tradicionais/crioulas de milho – diferente do milho híbrido ou transgênico, o milho tradicional tem pouco homogeneidade de produção, mas é muito mais resistente a seca, pragas e desenvolve-se mesmo em solos pouco férteis e rasos.

Além disso, são muito mais bonitos também. A variedade ‘Índia Gigante’ dá uma espiga longa, com grãos de cores variadas – vermelho, amarelo, branco – além de grãos variedados, muito bonita. A variedade ‘Golden Batam’ é do tipo pipoca e tem grãos amarelo-dourado. Mas a estrela dessa seleção é a variedade ‘Chires Sweet Baby Corn. Com porte anão, esse milho tem folhas verde intenso, e sua espiga apresenta grãos na cor vermelho intenso. Fantástico! No Peru, dá origem a uma bebida tradicional, a ‘chicha mojada’.

Usamos os módulos de Revestimento Vivo ‘Pronto para Plantar‘, já com substrato leve e adubação orgânica. Para evitar o tombamento das plantas, utilizamos um varal como tutor. Com 60 dias de semeadura, as espigas começam a brotar e os grãos começam a se desenvolver. Agora é esperar a colheita.

Deixe uma resposta