Caboclo no Amazonas inspirou a tecnologia

Por Valdir Sanches.

Um prosaico telhadinho de galinheiro, feito por um caboclo de Manaus (AM), inspirou o meio de vida do agrônomo Sérgio Rocha e sua mulher, a especialista em agroecossistemas Fabiana Scarda. O telhadinho tinha plantas em cima, para não expor as galinhas ao calor. Com a mesma técnica, aprimorada, o casal e um terceiro sócio, Ricardo Scarda, pai de Fabiana, já cobriram telhados de casas ou empresas em inúmeras cidades, entre elas São Paulo, Rio e Brasília. Em São Paulo, há clientes como o Banco do Brasil, de Pirituba, e o Bradesco de Perdizes. A Universidade de Campinas (Unicamp) e o mineiro Uberlândia Shopping Center também receberam a cobertura verde.

Sérgio e Fabiana, ambos com 34 anos, se conheceram durante o antigo curso colegial, em Itu, onde nasceram. Fizeram faculdade, ele de agronomia em Botucatu,ela de ecologia, em Rio Claro. Dois “verdes” acabariam logicamente na Amazônia. Em Tefé, no oeste do estado do Amazonas, Fabiana atuou na Reserva de Mami- rauá. A cidade está às margens do Rio Solimões e do Lago de Tefé. Em suas praias, os ribeirinhos cultivam alimentos como melancia e mandioca. Sérgio seguiu Fabiana.

Um ano depois faziam mestrado em Florianópolis. De volta a Manaus, acabaram conhecendo a permacultura, que usa meios ecológicos e economicamente viáveis para suprir necessidades básicas do homem. Assim como o galinheiro com telhado verde. “Quando vi o galinheiro achei genial”, recorda Sérgio. “Disse que o autor devia receber o Prêmio Nobel”. Foi à internet, e descobriu que telhados verdes eram práticas mundiais. Mas ele e Fabiana se apaixonaram por isso. E desenvolveram seu próprio sistema.

Publicado originalmente por Valdir Sanches no Diário do Comércio de São Paulo em novembro de 2010. Faça aqui o download do artigo original em PDF.Diario do Comercio nov10

Visite a página do Instituto Cidade Jardim no Facebook e conheça um pouco mais o trabalho do Instituto Permacultura da Amazônia.


2 comentários Adicione o seu

  1. Jocílio Frota é o nome do permacultor que projetou e construiu o galinheiro na unidade de permacultura de Manaus. Contato jjffrota@gmail.com

    1. sfrr disse:

      Olá Frota!! Para quem quiser um galinheiro compacto e moderno, super recomendado!! Abs.

Deixe uma resposta