Telhados verdes e mudanças climáticas

A tecnologia de telhados verdes é uma das mais relevantes estratégias para adaptação urbana frente ao cenário de mudanças climáticas, com benefícios comprovados por décadas na Alemanha e que vem compondo forças com o movimento global de construções sustentáveis.

Como os Telhados Verdes ajudam?

Telhados verdes são tecnologias de atuação sistêmica, ou seja, apresentam beneficios em diversas frentes de atuação. Entretanto, sua utilização em escala proporciona impactos em 3 grandes eixos: (1) Eficiência energética, (2) Manejo de enxurradas e (3) Qualidade do ar.

+10 motivos para instalar o seu

Além dos 3 eixos principais de atuação mencionados acima, listamos mais 10 benefícios em se cultivar um telhado verde:

(1) Agricultura Urbana; (2) Combate ao desmatamento na Amazônia; (3) Redução de ilhas de calor; (4) Qualidade de vida e Saúde; (5) Qualidade da água; (6) Aumento da áreas úteis; (7) Valorização de imóveis; (8) Conforto acústico; (9) Aumento da vida do imóvel; (10) Valorização de marcas.

Um único telhado verde pode causar impactos profundos na melhoria do conforto, eficiência energética e qualidade de vida para uma residência ou condomínio. Mas pode trazer impactos ainda maiores, em alta escala, para a redução de enchentes nas grandes cidades e na redução do consumo de energia elétrica durante períodos de pico.

Diversos governos em todo o mundo vem desenhando e implementando estratégias e políticas públicas para estimular a adoção em grande escala destas tecnologias. Alguns destes exemplos serão apresentados em breve… na sequência, a Alemanha.

Deixe uma resposta