Controle de enchentes e manejo de enxurradas

Telhados verdes reduzem os efeitos negativos das enxurradas no ambiente urbano. A água da chuva fica retida em seus diferentes componentes, onde uma parte é evaporada ou evapotranspirada – consequentemente reduzindo o volume total da enxurrada.

O resultado é que menos água chega ao nível do solo ao mesmo tempo. Como o telhado verde irá liberar gradualmente essa água, a sobrecarga na infra-estrutura de esgotos é menor, evitando sobrefluxos (enchentes).

Telhados verdes absorvem e filtram poluentes presentes na água da chuva, possibilitando a captação e armazenamento em cisternas para a irrigação eventual do próprio telhado e outros jardins em tempos de seca. Pode ser armazenada também em reservatórios contra incêndios, uso em banheiros e lavagem de carros.

O excesso de água que é derivado de um telhado verde pode ser infiltrado no solo, através de trincheiras ou valas de infiltração (swales). Combinando essas técnicas, edifícios na Alemanha puderam se desconectar totalmente do sistema público de águas fluviais – possibilitando diversos tipos de abatimentos nas taxas urbanas de controle de enchentes.

Deixe uma resposta